Vamos analisar as duas frases usando marketing e publicidade separadamente.
Pega um papel e uma caneta para que você possa dominar, entender sobre o assunto, para aplicar em sua empresa e saber responder a quem te perguntarem
Observe a primeira frase: Preciso investir em marketing porque as vendas caíram. A palavra em foco é o marketing. Para entender as suas diferenças é preciso entender o conceito de cada um, pois ambas apesar de soar semelhanças são distintas.
Marketing

Somente com esses conceitos ainda não é o suficiente para entendermos a diferença entre marketing e a publicidade, pois a publicidade também procura facilitar as relações de troca. Quando falamos em troca, estamos nos referindo a troca entre produtor e consumidor, que nada mais é que você ir ao mercado fazer suas compras. Você leva o produto e em troca o vendedor ou produtor recebe seu dinheiro, ao qual denominamos de mercado. Para saber mais sobre mercado clique aqui.
Marketing pode-se dizer que é o pai da publicidade, ele é responsável por tudo que está por trás da publicidade e propaganda. Todo trabalho bem feito de publicidade foi com base nos estudos de marketing. É o marketing que define como vai ser a publicidade.
Porém, marketing e a publicidade andam juntos, não adianta fazer um bom trabalho de marketing se não tiver publicidade, fazer publicidade sem o marketing até consegue fazer, mas a probabilidade de dar errado é grande.
Ainda precisamos entender como o marketing atua no mercado já que marketing e a publicidade são distintos. Voltando ao conceito de marketing, Kotler tem outra definição: Marketing é um processo social pelo qual se cria valor e se constrói relacionamentos baseados em trocas. Agora estamos quase chegando no ponto chave do marketing.
Processo social
Vamos analisar a definição de Kotler. Primeiro, é um processo social, ou seja, seus estudos está com base na sociedade, sua função é analisar o comportamento da sociedade em relação ao seu consumo.
Criar valor
Segundo, cria valor. Quando falamos em valor, não estamos se referindo ao preço do produto, pois preço e valor são totalmente diferentes.
O valor se refere em como vamos apresentar o produto ao mercado, ou seja, se vamos atender as necessidades, desejos ou demanda de um determinado público. Por que que muitas vezes vemos pessoas comprar um ferrari, sendo que é um carro absurdamente caro que tem um consumo alto de combustível, com impostos mais de R$100 mil reais sendo que a necessidade básica de ter um veículo é para se locomover?
É aí que entra o papel do marketing. O marketing cria um valor tão bem elaborado que apresenta o produto ao consumidor que faz com que o preço seja menos importante. Talvez a compra seja por status, ser diferente, ou por outra situação que não seja o preço.
PREÇO é o que você paga , VALOR é o que você leva.
Relacionamento com o cliente
O terceiro ponto do conceito. de Kotler é o relacionamento. Aquela definição de que o cliente comprou e acabou a negociação já está obsoleto, pois mesmo que finaliza a negociação com o cliente, ainda assim continua o relacionamento. O cliente vai levar o produto, vai usar, testar e tirar suas conclusões. Se sua experiência for satisfatória, com certeza ele voltará novamente e irá indicar aos outros sobre seu produto ou serviço. O marketing se preocupa desde a venda e porque não dizer antes da venda até a sua experiência com o produto para que o cliente sinta seus desejos ou necessidades atendidas, isso é o que chamamos de relacionamento com o cliente.

O conceito termina dizendo que tudo isso (processo social, criar valor, relacionamentos) é baseada em trocas. Você vende um produto é porque você quer algo em troca, isso é obvio, até porque ninguém quer trabalhar de graça. O marketing procura atender as necessidades de ambas partes, tanto do consumidor quando do produtor. O cliente fica satisfeito com a aquisição do produto e o produtor em troca na maioria dos casos recebe em valor monetário.
Pronto! Acredito que já deu pra entender o que é marketing. Continuando nossos conceitos sobre marketing e publicidade, está na hora de entendermos o que é publicidade e qual a sua finalidade para seus negócios.
Publicidade

De forma bem genérica podemos afirmar que a , publicidade significa tornar público uma ideia ou um fato. Somente com essa definição já conseguimos entender a diferença entre eles .
Mas, como este blog visa trazer informações valiosas para o sucesso da sua empresa então vamos mais a fundo. Como dissemos anteriormente, o marketing é um processo social, ou seja, ele analisa todo comportamento do mercado, procura saber quais são as suas necessidades, desejos e/ou demanda, cria um valor encima de um produto.
O interessante, o marketing até mesmo consegue saber quais produtos que o mercado precisa e que ainda não existe para atender aquele determinado público.
Agora entra a publicidade em ação, o marketing e a publicidade trabalhando em conjunto, marketing descobre o que o mercado precisa e a publicidade fica encarregada de levar o produto até o cliente, ela torna público a ideia do marketing.
Não é por acaso que você usa determinado tipo de produto. Por que que quando vai ao mercado você só compra de uma determinada marca X e não de Y? Talvez por quê seja mais barato? Nem sempre! Tudo porque o marketing e a publicidade estão envolvidos.
O marketing e a publicidade é primordial para o sucesso da organização. Não adiante ter um ótimo produto se o mesmo não for conhecido pelo consumidor.
Enfim, analisa agora sua empresa, como está o seu marketing? E a publicidade? Quais estratégias você está usando para o produto chegar até o cliente? Está chegando e não está vendendo? É porque precisa investir no marketing da sua empresa.
O seu produto ou serviço é bom porque vai atender as necessidades do cliente mas, não é conhecido pelo seu público? Então, é preciso investir em publicidade. Lembre-se, que ambos devem andar juntos para o sucesso de sua empresa.
0 Comentários