História da Publicidade Brasileira

Certos adventos da TV chegou junto com os anos 50. Assis Chateaubriand, em 1950, foi inaugurada na cidade de São Paulo a TV Tupi (canal 4), sendo a primeira emissora de televisão brasileira, também da América Latina.

 Foi a revolução na comunicação brasileira. Com os primeiros programas indo ao ar,grandes anunciantes eram inexistentes. Não existiam produtoras especializadas em jingles e filmes. Os primeiros anunciantes na emissora foram a Casa Clô e Persianas Colúmbia. Com a chegada da TV, surge a garota propaganda. Na época, as garotas-propaganda eram as colaboradoras de maior prestígio em uma emissora de TV. 

Na época as campanhas eram apresentadas (ao vivo), com slides e na locução, muitos textos formais: (Livre-se do ponto negativo da sua personalidade! Remova o amarelo de seus dentes com creme dental Eucalol”. Na mídia impressa, muitas marcas alongavam os textos, tal como este texto do sabonete Palmolive: ”Médicos aprovam: com sabonete Palmolive, duas entre três mulheres podem ter a cútis mais linda em 14 dias”.

A televisão no brasil veio do rádio, enquanto em vários países, ela teve o início com os homens do teatro e cinema. Depois a propaganda veio crescendo no mercado, se moldando,profissionalizando, perdendo vícios e ficou só com qualidades que havia nas suas origens.

Na cidade do estado São Paulo iniciavam trabalhos de formação de profissionais na area da publicidade. Inaugurada em 1951, a Escola Superior de Propaganda tinha o foco na aplicação prática do ensino. Estima-se que 80% de seus alunos formados fazem parte do alto escalão da publicidade brasileira. São incontáveis os profissionais formados por ela. Com a profissionalização da publicidade, a industria sentiu-se na necessidade de ampliar o mix de produtos.

As revistas Fon-Fon, O Malho, a Carioca seguiam no mercado e uma nova oportunidade no mercado surgia: Revista Manchete. Algumas publicações estavam com os dias contados. Anúncios criativos eram poucos e raros.

Na publicidade com os supermercados. Para conquistar novos clientes, surgem técnicas de venda, mais crediário, mais promoções. A cidade estava tomada com anúncios luminosos. Muitos clientes migraram para São Paulo. Se não existia mudança na propaganda já era motivo de preocupação. Surgia uma orientação mais técnica para a propaganda. A antiga Publicidade & Negócios, cumpre a sua finalidade, recua para outros objetivos, não se preocupava mais em auxiliar as perspectivas do mercado. 

Na década com indústria automobilística a todo vapor. O setor de autopeças e acessórios ditavam o ritmo do mercado. O coração do profissional de propaganda alegrou-se com tantos e tão grandes clientes. As revistas especializadas do ramo fortaleceram os anúncios da época.